IPHAN suspende o "Luz para Todos" em 62 cidades do PI

IPHAN suspende o "Luz para Todos" em 62 cidades do PI

500 mil habitantes deixam de ser beneficiados no Estado

O Programa Luz Para Todos, executado pela Eletrobras, está com as obras suspensas na região sudoeste do Piauí por determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Ao todo, 62 municípios estão sendo atingidos com a decisão. As alegações do órgão são os possíveis danos que serão causados aos sítios arqueológicos da região, a partir da implantação da rede elétrica.

A ordem para suspensão do programa foi dada no início do mês de julho. O prejuízo atinge 500 mil habitantes em toda a região. Para a população, a preocupação chegou a alcançar níveis extremos. A partir do cenário de dificuldades, a deputada Flora Izabel solicitou uma audiência pública buscando compreender o motivo da solicitação do IPHAN.

Para o deputado Fernando Monteiro (PTB) a impossibilidade de elevar a qualidade de vida fica ainda mais difícil à população de baixa renda.

?Nós sabemos o que representa a falta de energia na casa de uma pessoa de baixa renda. O ?Luz Para Todos? encheu de esperanças os municípios do sul e do sudoeste do Estado. As ações públicas do Piauí, quando não chegam atrasadas, chegam com a qualidade comprometida. Precisamos promover essa audiência pública convocando a bancada federal e o IPHAN.?, disse ele.

O deputado, durante entrevista ao programa Agora, questiona acerca do poder de decisão do órgão. ?Será que este órgão tem poder de polícia? Neste momento temos que considerar que são 500 mil habitantes que estão sendo prejudicados?.

Fonte: Denison Duarte