Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
••• atualizado em 15 de Outubro de 2013 às 12:36

Mãe vê brilho diferente no olho do filho de apenas cinco meses em fotografia e descobre câncer

PUBLICADO POR

Elida Kariny


Repórter
Mãe vê brilho diferente no olho do filho de apenas cinco meses em fotografia e descobre câncer
Mãe vê brilho diferente no olho do filho em foto e descobre câncer Foto: Michele Brito/

Um brilho diferente no olhar do filho de 5 meses, em fotografias, fez Michele de Farias Brito, do Rio de Janeiro, procurar um oftalmologista. O diagnóstico foi um baque para a mãe: o pequeno Arthur tem retinoblastoma, uma forma de câncer, nos dois olhos.

?Achei que era normal esse branco no olho, mas minha irmã me alertou a procurar um especialista?, conta Michele, que escreve contando o caso, na esperança de que outros pais fiquem atentos para o problema. ?Tem criança que só tem em um olho, mas no caso dele, são os dois?, diz.

O bebê atualmente está fazendo uma série de exames no Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio, para avaliar a gravidade da situação e o melhor tratamento a ser adotado. ?Ele só tem 5 meses. O exame é doloroso, tem que tirar sangue. É aquele procedimento que é difícil para os pais?, conta.

Ainda assim, Michele está confiante de que Arthur ainda tenha a doença em estágio precoce. Se isso se confirmar, ele tem maior chance de manter a visão.

Em casos avançados da doença, o paciente pode perder o olho. A oftalmologista Maria Teresa Bonanomi, que trabalha no Hospital das Clínicas, em São Paulo, alerta que, de modo geral, esse câncer é altamente maligno. Característico da infância, ele ocorre em 1 de 15 mil nascimentos, explica a médica, que não está envolvida no caso de Arthur.

?Se o tumor é diagnosticado precocemente, pode-se manter o olho com visão útil em 90% dos casos. Por outro lado, em nosso meio, conseguimos manter o órgão em 50% dos casos apenas, pois o diagnóstico muitas vezes é tardio. A pupila branca, também conhecida como leucocoria, é o sinal mais comum. Deve-se levar a criança ao oftalmologista assim que observada?, recomenda.

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
223591,noticias

Manchetes em destaque

ver todas as manchetes
Exibir em:

AKICOMPRO

Redes Sociais

  • Facebook
  • Google Plus +1
  • Instagram