Mães defendem direito de escolha dos filhos e combatem preconceito

O movimento Mães pela Igualdade se une aos grupos formados pelo paí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Eu sou quem eu quero ser”. Essa é a abordagem defendida pelo movimento Mães Pela Igualdade, grupo formado por mães de homossexuais que atuam no combate à homofobia. A fundadora do movimento é a pernambucana Leonora Pereira, que idealizou o projeto após seu filho – José Ricardo, de 24 anos – ser assassinado em 2010. O caso teve um desfecho em julho deste ano, com a primeira condenação no país por crime de homofobia. Agora, o Piauí também possui um núcleo do movimento sob coordenação da professora universitária aposentada Lurdinha Nunes, que explica que o grupo luta pelos direitos de seus filhos terem a sua livre orientação sexual vivenciada respeitada.

“As pessoas exigem sempre uma cobrança de querer justificar tudo como se fosse um mal-entendido, mas nesse caso isso não existe. Aqui é um bem entendido mesmo. É a coragem de dizer ‘eu sou quem eu quero ser’”, disse. No Brasil, existem dois grupos: Mães Pela Igualdade, presente em todo país e o Mães Pela Diversidade, presente no eixo Rio de Janeiro e São Paulo, mas com o mesmo propósito de lutar pelos direitos de seus filhos e fazer com que a sociedade entenda que eles representam uma família. “As pessoas não observam, ignoram a população LGBT e não conseguem imaginá-los com uma vida própria, como alguém produtivo na sua essência e não por sua sexualidade”, disse.

O grupo defende um olhar de família que apoia e respeita seus filhos. As lutas possuem várias frentes que variam desde a produção de materiais didáticos como livros e cartilhas para distribuir nas comunidades e promovem a orientação para as pessoas; assim como o debate político realizando discussões com grupos para que possam respeitar os direitos do público de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros; articulação política, já que os movimentos que têm os mesmos princípios se unem para articular com senadores e deputados federais a criação de leis que trabalhem pelas causas do público e também um trabalho de apoio às mães “Nós temos uma sociedade que foi orientada para entender a heteronormatividade, quer dizer, só é normal aquilo que é o homem e a mulher, então o que tem que ser defendido é que existem diversas formas de ser e de amor e isso tem que ser respeitado”, acrescentou. Ela completou afirmando que o primeiro contato com as mães é para escutar como foi a descoberta da orientação sexual dos seus filhos que pode acontecer de diversas formas.

Apoio da família reflete na sociedade

O coordenador do Centro de Referência LGBT do Piauí e presidente do Conselho LGBT de Teresina, Vitor Kozlowski, afirmou que é de suma importância a participação de um movimento em que mães de homossexuais se unem para lutar pelos direitos dos seus filhos e de todo público.

“A possibilidade de ter mães que se organizam para defender os direitos de seus filhos é imensamente importante, pois um dos espaços em que há grande discriminação da população LGBT é justamente dentro de casa e quando existe esse diálogo e a defesa dessas pessoas no seio familiar é realmente algo que pode contribuir diretamente no enfrentamento à discriminação da sociedade em geral”, destacou.

Ele acrescentou que o impacto para crianças, adolescentes e jovens homossexuais que têm o apoio e respeito dos pais dentro de casa desde cedo é fundamental na luta pelo respeito e livre orientação sexual de casa. Isso porque reflete diretamente na construção de uma sociedade mais tolerante e menos preconceituosa.

“Esse impacto é imenso. Se partirmos do princípio de que as denúncias de violação de direitos registradas no Disque 100 e outros dados de violência contra o LGBT apontam que a maior parte dos discriminados são jovens, a recepção e o entendimento da sexualidade de cada membro da família resultaria para um reflexo positivo na luta contra o preconceito”, considerou.

Vitor Kozlowski ressalta que o Mães Pela Igualdade é bastante valioso para o movimento e luta LGBT, pois soma com os ideais por entenderem as suas necessidades e conhecerem sua realidade.

Respeito pela identidade

A doutora em Educação Lurdinha Nunes também é uma forte militante dos Direitos Humanos e isso lhe fez entender que o mais importante é o respeito pela identidade da pessoa. Isso a ajudou no momento em que sua filha contou, aos 13 anos de idade, que gostava de outra menina.

“Eu tenho um histórico de defesa dos direitos humanos e nessa trajetória eu sou parceira do movimento LGBT há 14 anos, então eu passei a conviver com aquela realidade. Quando minha filha me contou, eu entendi que Deus me preparou para aquele momento que ela me disse qual a sua orientação sexual”, revelou.

Ela acrescentou que já esperava por esse momento e, a partir de então, passou a estudar ainda mais sobre a causa. Ela se preparou para as palestras para ter um entendimento maior social e político e começou a realizar o trabalho de conscientização pelo respeito da orientação sexual da sua filha dentro de casa com familiares e amigos. Foi quando começou a se infiltrar ainda mais em questões sobre a temática.

Números de denúncias contra público LGBT assustam

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República realizou um levantamento a partir de denúncias feitas por telefone e registrou 3.084 denúncias de 9.982 violações relacionadas à população LGBT, envolvendo 4.851 vítimas e 4.784 suspeitos. Os números confirmam uma outra análise que revela uma média de 3,23 violações sofridas por cada uma das vítimas.

O cenário se torna ainda mais preocupante se levarmos em consideração os dados relacionados à violência em geral e violência particular. Muitas vezes, ocorre a naturalização da violência como único tratamento possível ou a autoculpabilização. Essa estatística está relacionada às violações analisadas pelo levantamento e não corresponde à totalidade das violências ocorridas cotidianamente contra LGBTs, que segundo especialistas e estudiosos são muito mais numerosas do que aquelas que chegam ao conhecimento do poder público.

Os números apontam para um grave e assustador quadro de violências homofóbicas no país já que reportaram 27,34 violações de direitos humanos de caráter homofóbico por dia. A cada dia, 13,29 pessoas são vítimas de violência homofóbica reportada no Brasil. O estudo foi realizado no ano de 2012.

“Orientação sexual é só uma parte da pessoa, não é o todo”, defende mãe

Leonora Pereira ressalta que ainda existe um debate muito forte de que “agora, todos têm que ser homossexuais” e exemplifica que uma pessoa que é a favor da causa indígena não precisa ser índio ou até mesmo se é contra o racismo não vai se tornar negro. Para ela, falta sensibilidade nas pessoas.

“A sensibilidade parte do respeito à dignidade da pessoa. O respeito àquilo que a pessoa é, representa, a sua história, trajetória, a memória de sua família e os sonhos e desejos que aquela pessoa tem. Afinal todo mundo tem o direito de ser feliz e orientação é só uma parte da pessoa, não é o todo”, declarou.

A idealizadora do projeto destacou a importância de eventos como a Parada da Diversidade em Teresina – que reuniu 110 mil pessoas na edição de 2015. Neste ano, o grupo formado por 12 mães participou pela primeira vez do evento e o movimento já tem uma lista com cerca de 20 municípios piauienses para visitar e realizar palestras no intuito de conseguir a inserção de novos apoiadores.

O grupo se reúne a cada 15 dias como família e têm entre seus membros o mesmo sentimento: amor de mãe. Todas se sentem mães de todos, pois sentem e conhecem o sofrimento dos seus filhos em relação ao preconceito que sofrem e por isso criam um sentimento de identidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES