Mais de 120 mil animais domésticos foram vacinados contra a raiva

Vacina continua disponível durante todo o ano. Veja como solicitar!

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina foi a única cidade do Piauí que já concluiu a vacinação antirrábica em 2017. A campanha, que se encerrou no último fim de semana, imunizou um total de 122.446 cães e gatos, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

A campanha foi viabilizada pela aquisição, com recursos próprios da Prefeitura de Teresina, das seringas necessárias para sua realização. “Tivemos uma cobertura total de 94,13% de cães imunizados na zona urbana e 96,42% na zona rural, o que resulta em 94,47% do total geral”, conta a gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Oriana Bezerra. Este número supera a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%. 

Para a vacinação, foram disponibilizadas 140 mil doses de vacina e mobilizados mais de 400 servidores. Ela foi realizada em etapas, durante quatro sábados, que contemplaram as zonas urbana e rural – cada uma com diferentes metodologias de trabalho.

Mesmo após o fim da campanha, a vacina continua disponível durante todo o ano na Gerência de Zoonoses da FMS, que funciona todos os dias das 8h às 17h na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro.

 Raiva 

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES