Mais de 127 mil pessoas faltam ser imunizadas contra a gripe

Mais de 140 mil pessoas foram imunizadas no PI

A campanha contra gripe em Teresina falta atingir 127.977 pessoas. De acordo com dados divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), na manhã de quarta-feira (20), apenas 16,15% do público-alvo, o que representa 24.381 pessoas, foram imunizadas. O número ainda preocupa os órgãos de saúde, já que o prazo de aplicação da vacina termina nesta sexta-feira (22).

A meta da campanha na capital é conseguir imunizar 152.358 pessoas do grupo prioritário, composto por crianças de seis meses a cinco anos de vida; idosos a partir de 60 anos; mulheres em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); trabalhador de saúde; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e ainda população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Apesar dos números apresentados, Amparo Salmito, gerente de Epidemiologia da FMS, garante que a vacinação contra gripe tem grande aceitação pela sociedade e espera ultrapassar a meta proposta.

“Em Teresina, geralmente, a gente cumpre além da meta proposta. Agora, que foi ampliado o público-alvo, mais pessoas estão tendo a oportunidade de se imunizar. E os postos de saúde do município estão em constante atendimento”, esclarece.

Amparo Salmito destaca ainda que a vacina tem trazido bons resultados para a população, pois tem, inclusive, reduzido o número de óbitos e internações, decorrentes de complicações da gripe.

“A campanha contra a gripe existe há mais de 15 anos. Trata-se de uma vacina respeitada em todo o país. A proposta da vacina foi iniciada com os idosos, evitando complicações respiratórias e deu certo, porque diminuiu as internações por gripes e mortes por pneumonia”, afirma.

A campanha de vacinação, que teve início no dia 4 de maio, conta com o apoio de 240 mil profissionais espalhados em 75 salas de vacina e mais de 65 mil postos em todas as Unidades Básicas de Saúde e em hospitais no município.

Mais de 140 mil pessoas foram imunizadas no PI

O Piauí já vacinou 141.430 mil pessoas contra a gripe, o que equivale a 23% do público total.

Até o momento, dez municípios já atingiram 50% das doses, são eles: Nossa Senhora de Nazaré, Aroeiras do Itaim, Canavieira, Rio Grande do Piauí, Demerval Lobão, Manoel Emídio, Prata do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Matias Olímpio e Brasileira.

A vacinação é destinada a cerca de 732.484 piauienses que fazem parte dos grupos prioritários e oferece proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A meta é alcançar 80% de cobertura nos grupos prioritários. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Fonte: Virgínia Santos e Marcia Gabriele