Mais de 127 mil pessoas faltam ser imunizadas contra a gripe

Mais de 140 mil pessoas foram imunizadas no PI

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A campanha contra gripe em Teresina falta atingir 127.977 pessoas. De acordo com dados divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), na manhã de quarta-feira (20), apenas 16,15% do público-alvo, o que representa 24.381 pessoas, foram imunizadas. O número ainda preocupa os órgãos de saúde, já que o prazo de aplicação da vacina termina nesta sexta-feira (22).

A meta da campanha na capital é conseguir imunizar 152.358 pessoas do grupo prioritário, composto por crianças de seis meses a cinco anos de vida; idosos a partir de 60 anos; mulheres em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); trabalhador de saúde; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e ainda população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Apesar dos números apresentados, Amparo Salmito, gerente de Epidemiologia da FMS, garante que a vacinação contra gripe tem grande aceitação pela sociedade e espera ultrapassar a meta proposta.

“Em Teresina, geralmente, a gente cumpre além da meta proposta. Agora, que foi ampliado o público-alvo, mais pessoas estão tendo a oportunidade de se imunizar. E os postos de saúde do município estão em constante atendimento”, esclarece.

Amparo Salmito destaca ainda que a vacina tem trazido bons resultados para a população, pois tem, inclusive, reduzido o número de óbitos e internações, decorrentes de complicações da gripe.

“A campanha contra a gripe existe há mais de 15 anos. Trata-se de uma vacina respeitada em todo o país. A proposta da vacina foi iniciada com os idosos, evitando complicações respiratórias e deu certo, porque diminuiu as internações por gripes e mortes por pneumonia”, afirma.

A campanha de vacinação, que teve início no dia 4 de maio, conta com o apoio de 240 mil profissionais espalhados em 75 salas de vacina e mais de 65 mil postos em todas as Unidades Básicas de Saúde e em hospitais no município.

Mais de 140 mil pessoas foram imunizadas no PI

O Piauí já vacinou 141.430 mil pessoas contra a gripe, o que equivale a 23% do público total.

Até o momento, dez municípios já atingiram 50% das doses, são eles: Nossa Senhora de Nazaré, Aroeiras do Itaim, Canavieira, Rio Grande do Piauí, Demerval Lobão, Manoel Emídio, Prata do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Matias Olímpio e Brasileira.

A vacinação é destinada a cerca de 732.484 piauienses que fazem parte dos grupos prioritários e oferece proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A meta é alcançar 80% de cobertura nos grupos prioritários. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES