Mais de 20 mil meninas devem tomar a 2ª dose contra HPV em Teresina

Teresina deve vacinar nesta segunda etapa da vacinação contra HPV 20.868 meninas, com idade entre 11 e 13 anos

Teresina deve vacinar nesta segunda etapa da vacinação contra HPV 20.868 meninas, com idade entre 11 e 13 anos. Esse é o número de pessoas que recebeu a primeira dose da vacina no primeiro semestre do ano. A campanha teve início na última segunda-feira (08) e deve permanecer até que todas as meninas sejam imunizadas.

Em todo o Piauí, a meta é que 76 mil pessoas recebam a segunda dose da vacina. A coordenadora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Doralice Lopes, explica que cada menina tem uma data marcada no seu cartão de vacinação para tomar a segunda dose da vacina.

A maioria recebeu a primeira dose no mês de março, então deverão tomar a segunda agora no mês de setembro. "O calendário varia de acordo com o município, mas 80% do público-alvo foi atingido em março, tendo, portanto, que receber a segunda dose agora em setembro", afirmou.

Na sala de vacina do Bairro Monte Castelo, na zona Sul de Teresina, a técnica de enfermagem Antônia Maria Vitor afirma que só nas primeiras horas da manhã da última segunda-feira (08) foram vacinadas cinco meninas.

"Muita gente ainda não sabe que a vacina está disponível, mas à medida que as pessoas forem avisadas, esse número vai aumentar ainda mais", disse.

Na segunda etapa da campanha, as escolas, a exemplo do primeiro semestre, deverão receber as doses da vacina para que as crianças sejam imunizadas. Isso acontecerá, em Teresina, a partir do dia 22 desse mês.

"O Ministério da Saúde recomenda que isso aconteça, mas não é nenhuma determinação, então fica a critério de cada município decidir se levará a vacina para as escolas", pontuou Doralice.

Ela afirma ainda que apesar de já estar disponível a segunda dose, quem ainda não tomou a primeira pode se dirigir às salas de vacina de seu município, ou de seu bairro, no caso de Teresina, e ser imunizado. Cerca de 12 mil meninas não conseguiram tomar a primeira dose na data da campanha, no primeiro semestre.

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no Facebook

Fonte: Pollyana Carvalho