Mais de 30 mães doam leite para ajudar bebês na Evangelina Rosa, em THE

Mais de 30 mães doam leite para ajudar bebês na Evangelina Rosa, em THE

Garantir o estoque de leite tem sido o principal foco do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Com o nascimento da pequena Maria Júlia , o espírito maternal da fisioterapeuta Maura Porto não dá conta de fazer o bem apenas à sua segunda filha. Com leite excedente, ela ajuda vários bebês do Piauí com doações para o Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa-MDER e serve de exemplo para outras mulheres reverterem a triste realidade: faltam doadoras.

Além dela, atualmente outras 30 mulheres doam o alimento para crianças que, por nascerem pré-maturas, não conseguem ser amamentadas. Mas não é suficiente. É preciso dobrar o estoque do banco de leite para atender a contento as quase 40 crianças que permanecem diariamente internadas nas UTIs neonatais.

?Sinto-me honrada em ser doadora de leite humano. fico imensamente feliz em saber que meu leite alimenta minha filha e outras crianças que precisam. Sou fisioterapeuta e sei que o leite materno é importantíssimo para o desenvolvimento do bebê, salutar para os prematuros. É uma delícia amamentar e doar leite faz com que eu me sinta mais mãe, mais mulher, mais humana, mais útil?, destaca a fisioterapeuta que já doadora pela segunda vez.

Garantir o estoque de leite tem sido o principal foco do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa. O banco dispõe de uma equipe para orientar as mulheres que estão amamentando e outra para coletar as doações em domicílio. No entanto, apesar de toda estrutura, falta ainda conscientização por parte da sociedade. ?Estamos sempre buscando conscientizar as pessoas de que é possível doar leite porque ainda há desconhecimento. São dois entraves: a falta de conhecimento e de sensibilização? destaca a coordenadora do Banco de Leite, Vanessa Paz.

A nutricionista explica ainda os benefícios que as doações fazem não só para o bebê que recebe, mas para as próprias doadoras. ?É indiscutível os benefícios que o leite humano traz para os bebês, sobretudo, para os prematuros. O que muita gente não sabe é que doar o leite excedente evita muitos problemas nas mamas, como a mastite, causada pelo acúmulo de leite nas mamas?.

DOAÇÕES

Para doar leite, as mães devem ligar para o Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa através do telefone 0800-280-2522 e agendar uma coleta.

Para o procedimento de retirada do leite, basta esterilizar um recipiente de vidro, com tampa de plástico e, com as mãos higienizadas fazer a coleta. Por telefone, a equipe do Banco de Leite orienta como é feita a ordenha.

O material deve ser armazenado no congelador até o recolhimento. Para doar leite materno, a mãe deve estar saudável e não pode estar fazendo uso de medicamento incompatível com a amamentação.

Fonte: Portal Meio Norte