Mais de 400 crianças com câncer foram internadas em Teresina

Segundo o levantamento, 216 eram meninos e 231 meninas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Essa data jamais será esquecida por Milena Andrade Bernardo. Isso porque marcou o início de uma batalha pessoal: o tratamento contra o câncer de sua filha Mariana, de sete anos de idade. A pequena foi diagnosticada em Teresina com LLA (Leucemia Linfoide Aguda). Durante o tratamento, Milena confessa ter se surpreendido positivamente com o atendimento ofertado pelo SUS na capital.  

“As pessoas acham que o atendimento no SUS é demorado, bagunçado, têm filas, você se cansa, mas pelo contrário, eu tive outra concepção. Minha filha recebeu todo o tratamento necessário, desde as internações às quimioterapias. Fiquei maravilhada, não sabia que seria assim, rápido, graças a Deus está dando certo. Não temos o que reclamar”, afirmou Milena.

De acordo com levantamento recente feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Teresina (SMS), de janeiro a agosto de 2016 cerca de 447 crianças diagnosticadas com câncer foram internadas na rede do SUS de Teresina. Do total, 216 eram meninos e 231 meninas.  

A médica onco-hematologista pediátrica do Hospital São Marcos, Gildene Alves, fala sobre os tipos de cânceres  mais frequentes em crianças. Em primeiro lugar estão as leucemias (que afetam os glóbulos brancos); em segundo lugar estão os tumores do sistema nervoso central; em terceiro lugar os linfomas (câncer do sistema linfático) e em quarto os tumores abdominais.

Gildene explica que é uma queixa dos pediatras o fato de que os pais só levam as crianças aos serviços de urgência quando estas já estão doentes. A médica ressalta a importância de um acompanhamento de rotina das crianças pelo pediatra, que facilita a prevenção e diagnóstico precoce por parte do médico que já a acompanha. Ela explica, por exemplo, que os sintomas da leucemia se assemelham aos de outras doenças comuns na infância. 

 A médica ressalta ainda que uma alimentação saudável é importante na prevenção de doenças. “As crianças comem muito enlatados, sucos de caixinha, petiscos, nissin miojo com aquele tempero forte, muito refrigerante e alimentos industrializados. O ideal é que tenham uma alimentação mais natural possível. A alimentação inadequada é vilã para o aparecimento de doenças em geral”, conclui.  

 Conheça alguns sintomas do câncer infantil:

-Palidez

-Sangramento

-Febre inexplicada

-Manchas roxas na pele

-Aumento do volume da barriga

-Adenomegalias cervicais (linfonodos aumentados) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES