Mais de 41% das escolas teresinenses evoluíram o índice do IDEB

Em Teresina, segundo o último levantamento, 41,6% das 101 unidades de ensino municipais analisadas, apresentaram elevação no índice, sendo que 34,7% alcançaram a meta do Ideb 2013

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (22) DO JORNAL MEIO NORTE

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal termômetro da qualidade do ensino no país, sendo constituído por dois elementos principais: o aprendizado em português e matemática e o fluxo escolar. Mensurado a cada dois anos, possibilita que as instituições realizem uma comparação com as metas individuais que devem atingir até 2021, onde o objetivo é que o Brasil alcance a média 6 nos anos iniciais do ensino fundamental. Em Teresina, segundo o último levantamento, 41,6% das 101 unidades de ensino municipais analisadas, apresentaram elevação no índice, sendo que 34,7% alcançaram a meta do Ideb 2013; os números apontam para uma evolução, contudo, ainda exigem grande atenção dos gestores.

Nesse sentido, a maior preocupação se dirige para os colégios que estão entre os 49,5% que não apresentaram melhorias no município. Com este cenário é possível adiantar que 5 escolas mantiveram os resultados e 22 aumentaram o IDEB; já 24 estão em estado de atenção e 50 em nível de alerta. O foco, portanto, passa a ser direcionado para o último grupo, visando um novo cenário no próximo levantamento.

Repórter: Francy Teixeira

Fonte: Francy Teixeira