Mais de 480 mil veículos estão circulando de forma irregular no PI

Detran realiza ações de conscientização e campanhas educativas.

Dos 1.012.317 veículos registrados no Piauí, 485.097 estão circulando de forma irregular, Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran). Com ações de conscientização e campanhas educativas, o órgão pretende diminuir esse número. 

O Detran, por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), realiza ações educativas de incentivo à regularização dos veículos. As intervenções compostas de blitz educativa e fiscalizatória já estão sendo realizadas e devem ser intensificadas nos próximos dias.

O diretor geral do Departamento, Arão Lobão, explica que a intenção não é punir, mas sim educar os condutores e prevenir acidentes. “Nossa política acredita que, por meio da educação, mudaremos o cenário do trânsito no Piauí. Por isso temos focado em ações de educação e posteriormente de fiscalização”, destaca o diretor, acrescentando que as blitzen estão sendo intensificadas e os dados apresentados resultam em uma maior rigidez na verificação dos documentos obrigatórios e do uso dos equipamentos de segurança.

Levi Gomes, diretor de Infrações do Detran, alerta aos condutores que a condução de veículo com licenciamento em atraso é registrada como infração gravíssima com multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH, além de apreensão e remoção do veículo. "Estar regular significa estar apto a trafegar, isso gera para o condutor a situação de não ter impedimentos com o veículo junto aos órgãos de trânsito e a liberdade de ir e vir. É uma necessidade estar em dia no trânsito", pontua Levi.

Para que possam ser licenciados, os veículos devem estar com os débitos devidamente pagos, incluindo multas lançadas, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório e taxa referente à prestação do serviço de licenciamento, para que assim possa ser emitido o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), conhecido popularmente por documento de porte obrigatório.


Fonte: Ascom