Mais de 520 mil doses da vacina são distribuídas em todo o Piauí

A meta é alcançar 80% de cobertura nos grupos prioritários

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já distribuiu 270 mil doses da vacina contra a gripe em todo o Piauí. A secretaria iniciou na segunda-feira (11) e pretende concluir até o final da semana a entrega de mais 250 mil doses para nove regionais de saúde e sistema prisional, totalizando mais de 520 mil doses em todo o Estado.

Vacina


As regionais de Valença, Picos, Fronteiras, Oeiras, Amarante, Paulistana, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Teresina terão 80% das doses para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra a Influenza, que teve início no dia 4 de maio e segue até o dia 22, sendo realizada nas unidades de saúde.

Segundo o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, "devido à mudança no cronograma de entrega das vacinas, pelo Ministério da Saúde, as demais regionais, que já haviam recebido 50% das doses previstas, vão receber a partir do início da próxima semana as demais vacinas para concluir o ciclo".

A meta é alcançar 80% de cobertura nos grupos prioritários. Cerca de 732.484 mil piauienses fazem parte dos grupos prioritários, que é composto por crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos,

trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros. A vacina oferece proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

Fonte: Jornal Meio Norte