Manual orienta boas práticas do jornalismo aos profissionais da MN

As informações serão bastante úteis aos jornalistas do Sistema Meio Norte

O jornalismo deve ser entendido e praticado como um exercício diário de cidadania, sempre alicerçado na ética, transparência, segurança, credibilidade e respeito absoluto às pessoas.

Entendendo dessa forma, o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte lançou, nesta segunda-feira, um manual com 19 recomendações básicas para a prática do jornalismo nas redações da TV, Jornal, Portal e Rádio.

Segundo o diretor de jornalismo do Sistema Meio Norte, José Osmando de Araújo, é fundamental entender que os profissionais da imprensa têm enorme responsabilidade social, são importantes prestadores do serviço público e devem exercitar a busca da verdade.

"Recomendamos que cada um incorpore ao seu trabalho as recomendações, evitando as demandas judiciais que geram penalizações, muitas delas causadas pelo não cumprimento de normas mínimas de atenção", afirma Osmando.

O primeiro e embasador de todos os 19 tópicos existentes no manual é exatamente o conceito básico do jornalismo, o qual trata-se de ouvir os dois lados. Outro ponto importante é investigar exaustivamente as denúncias recebidas.

Devido o período das eleições, o manual traz também um anexo com as orientações da Associação Nacional de Jornais sobre a cobertura eleitoral. As informações serão bastante úteis aos jornalistas do Sistema Meio Norte.

Fonte: Nayara Felizardo