Maratona contra a dengue começa hoje em Teresina

Prefeitura está lançando hoje o Programa Mais Saúde, Mais Limpeza em que pretende realizar a limpeza de bairros e trabalhar a conscientização

O caderno Theresina do Jornal Meio Norte desta quita-feira (14) revela como parte dos esforços para a aniquilar a dengue do calendário de doenças, a Prefeitura Municipal de Teresina lança hoje o Programa ?Mais Saúde, Mais Limpeza?. A ação consiste em uma série de mutirões a serem realizados em todas as zonas da capital, com início nos bairros Macaúba, Monte Castelo, Cristo Rei e Cidade Nova. O projeto é um esforço conjunto entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

Durante a operação, cinco mutirões de limpeza percorrerão todas as zonas da cidade realizando serviços de capina, coleta de lixo em terrenos baldios e limpeza das vias. A novidade desta edição é que os agentes de limpeza recolherão o lixo de grande porte que estiver entulhado no quintal dos moradores, como eletrodomésticos, plásticos e tudo o que não for mais necessário.

?Convidamos a população a colocar o lixo que não precisa mais nas calçadas, como sofás, geladeiras e objetos que não estejam em uso. Eles serão recolhidos pelos caminhões do mutirão e encaminhados ao destino correto. O único objeto que não será recolhido são pneus usados, pois há um programa específico para este produto?, conta Vânia Carvalho, chefe do Núcleo de Roedores e Vetores, do Zoonoses.

A FMS também disponibilizará agentes de saúde que percorrerão as casas. Eles prestarão serviço informativo ao realizar a conscientização dos cidadãos e farão a entrega de panfletos com dicas de como evitar a dengue. O critério utilizado para a realização dos mutirões foi os bairros que apresentam maior índice de infestação de dengue por causa do lixo. A ação é dividida em cinco etapas e encerrará dia 20 de abril.

CONFIRA MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL MEIO NORTE

Fonte: Francisco Lima e Olegário Borges