Março e abril serão os meses de maiores chuvas no Piauí

Março e abril serão os meses de maiores chuvas no Piauí

As informações são da Secretaria do Meio Ambiente.

Para muitos teresinenses foi bem melhor acordar ontem, na última quinta, dia 17, sob o clima de chuvas. O dia amanheceu nublado e com um fraco sereno sobre toda a capital.

Segundo a meteorologia, a tendência é que esse tempo com as baixas temperaturas, pouco comuns à cidade, aumente com o avançar desses primeiros meses.

?A tendência é aumentar, sim. É claro que ainda haverá dias de intenso sol, mas já notamos que o sistema de chuvas está persistindo sobre todo o país, e para Teresina, bem como para todo o Estado não vai ser diferente.

Até anteontem, dia 16, já tínhamos uma média de 82 milímetros?, confirma a meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Sônia Feitosa.

A maior incidência de chuvas fortes, até o momento, tem sido do Centro-Norte para o Sul do Piauí, todavia, essas chuvas também devem se concentrar aqui, já que o período está só começando. De acordo com a meteorologia, março e abril, devem ser os meses que mais concentrarão chuvas em toda a capital.

Sônia Feitosa informa que a média de chuvas, durante esses meses, para todo o Estado, deve estar em torno de 200 milímetros, enquanto que a média climática para Teresina deve ser de 192. No mês de março, a expectativa é atingir 293,7 milímetros de chuva. ?A tendência é que em março possa chover mais do que em fevereiro?, destaca.

O teresinense também pode esperar temperaturas mais amenas neste época, principalmente durante aos horários noturnos e madrugada. O setor indica que a mínima já está em torno de 22ºC e 23ºC, mas a máxima não deve passar de 35ºC, durante o dia. Isso quer dizer também que, por enquanto, não devemos nos deparar com 38ºC ou 39ºC.

Conforme último relatório, a previsão de hoje, dia 18, para Teresina acompanha períodos de sol entre nuvens, mas deve chover com trovoadas.

Em todo o Piauí, o dia será nublado com pancadas de chuva no sul. Nas demais áreas, nublado a parcialmente nublado com possíveis trovoadas e temperatura mínima de 20ºC.

Fonte: Thauana Cavalcante