Marinheiro polonês é resgatado após 7 meses à deriva

Homem tinha a companhia de um gato de estimação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um marinheiro polonês de 54 anos foi resgatado na ilha francesa de La Reunión depois de ficar à deriva por sete meses no Oceano Índico. O serviço de salvamento marítimo anunciou que Zbigniew Reket foi encontrado nesta segunda-feira pelo capitão de um veleiro, que chamou a emergência na noite de Natal. Ao ser salvo, o polonês explicou que havia começado a viagem em maio. A polícia investiga as circunstâncias do incidente.

Segundo a Sociedade Nacional de Salvamento Marítimo, o homem indicou que ficou à deriva por sete meses. Ele se lançou ao mar nas Comoras, ilhas ao sudeste da África. Seu destino era a África do Sul, onde pretendi procurar trabalho. A embarcação, um bote de resgate que ele mesmo montou, sofreu avarias pouco depois da partida, contou o marinheiro.

Sem meios de comunicação nem instrumentos de navegação, o homem relatou que lutou pela sobrevivência entre as Maldivas, a Indonésia e as Ilhas Maurício antes de ser resgatado em La Reunión.

O gato de estimação era sua única companhia, e o bote comportava mantimentos para apenas um mês. Os dois se sustentaram com sopa chinesa e complementavam a alimentação com o que Reket conseguia pescar.

Não foi a primeira vez que Reket se viu em apuros em alto-mar. O polonês contou às equipes de resgate que, depois de passar dez anos nos Estados Unidos, viajou à Índia em 2014 para comprar a embarcação. Na ocasião, a intenção era navegar até a Polônia, mas o bote perdeu o mastro e ficou à deriva nas Comoras. Lá, o homem voltou a lançar viagem nas águas em maio deste ano ao recuperar seu equipamento.

Assistido pela associação Gentes do Mar, o marinheiro diz que não pode voltar aos Estados Unidos. A permissão de residência expirou, segundo ele. Mas Reket tampouco deseja voltar à terra natal. Após o resgate, a ideia é ficar um tempo em La Reunión até recuperar a embarcação de novo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES