Martins apresenta projeto Piauí Digital a prefeitos

a solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira, 13, na Associação Piauiense de Municípios (APPM)

O governador Wilson Martins apresentou aos prefeitos piauienses o programa Piauí Digital, que vai garantir a modernização da gestão pública, com diminuição de custos, e o acesso gratuito de todo cidadão aos serviços de internet. A solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira, 13, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Roosevelt Tomé.

A implantação do projeto vai começar pela Grande Teresina, que reúne 13 municípios - incluindo Timon, no Maranhão - atendendo, somente nesta primeira etapa, um terço da população piauiense. Na capital, o Piauí Digital deverá funcionar dentro de 60 a 90 dias. ?Vamos levar banda larga para todos os municípios do Estado. Vamos fazer uma revolução na informação?, garante o governador.

Para Wilson Martins, os benefícios do programa vão abranger todas as áreas, da administração pública à educação, passando pela saúde e segurança e estendendo-se à economia do Estado e dos municípios. Na educação, por exemplo, vai garantir a implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em todas as cidades do Piauí.

O governador destacou seu compromisso com os municípios e o municipalismo e assegurou que o Piauí é hoje um Estado com as finanças equilibradas, embora no limite de sua capacidade de investimento. Pediu um prazo de 30 dias aos prefeitos para que possa tratar das prioridades de cada município do Estado. ?Todos os convênios e contratos já assinados serão honrados, porque estamos tratando da continuidade de um projeto de desenvolvimento para o Piauí. O que for possível fazer agora será feito agora?.

Ele anunciou também a implantação, em 90 dias, do que considerou como o mais importante projeto de segurança pública já implantado em Teresina. A Polícia Militar irá colocar nas ruas 450 equipes de policiamento, que vão cobrir todos os bairros e acessos à cidade. ?A meta é resolver de uma vez por toda a questão da violência, de longe o maior problema da capital?.

Ao encerrar a solenidade, Wilson Martins disse que não vai apenas continuar o projeto do ex-governador Wellington Dias. ?Vamos avançar ainda mais?, garantiu.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br