Ensino superior: Matrícula do SiSU inicia hoje na UFPI

Ensino superior: Matrícula do SiSU inicia hoje na UFPI

O precodimento de matrícula será realizado no campus para o qual o candidato foi aprovado.

A matrícula institucional dos classificados no 2º processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para preenchimento das vagas oferecidas nos cursos de graduação da UFPI, modalidade presencial, nos campi de Bom Jesus, Parnaíba, Picos e Floriano, iniciam hoje (29) e se estendem até o dia 09 do mês seguinte.

A matrícula será realizada no campus para o qual o candidato foi aprovado, no horário de 08h às 12h, e no horário de 08h às 12h e de 14h às 18h, no último dia de inscrição. A matrícula acontece apenas nos dias úteis.

A matrícula institucional é o procedimento administrativo por meio do qual o aluno calouro efetua ligamento junto à Universidade. Os alunos aprovados no processo seletivo para ingresso no ano devem realizar duas etapas de matrícula, sendo elas a institucional, que corresponde à entrega da documentação dos candidatos classificados e aprovados no sistema de seleção.

A etapa 2 é a matrícula curricular, correspondente à matrícula nas atividades acadêmicas previstas para o 1º período do curso, realizada na coordenação ou chefia do curso no qual o aluno foi aprovado.

A matrícula curricular também pode ser realizada pelo próprio aluno ou por terceiro, desde que este apresente Procuração Pública ou particular com firma reconhecida. E deve ser efetivada na coordenação do curso para o qual o candidato foi aprovado ou via internet.

A matrícula curricular é realizada presencialmente, no horário das 08 às 12 horas ou das 14 às 18 horas, ou via internet. No caso de matrícula feita por procuração, o procurador deve apresentar os documentos do candidato, o seu próprio documento de identidade e a procuração pública ou particular com firma reconhecida.

O candidato classificado e aprovado no sistema de seleção de ingresso que efetivou matrícula institucional, se não efetivar a matrícula curricular será considerado desistente, sendo feita nova convocação, segundo a ordem de classificação.

Será considerado igualmente desistente o aluno ingressante no primeiro período que não comparecer aos 15 (quinze) primeiros dias de aula, em todas as disciplinas em que ele se matriculou após os quais haverá convocação.

Fonte: Jornal Meio Norte