Matrículas das escolas municipais iniciam hoje

Os alunos que já estudam nas escolas municipais serão os primeiros a realizar as matrículas.

Os alunos que já estudam nas escolas municipais serão os primeiros a realizar as matrículas. As rematrículas, como são chamadas, acontecerão em dois períodos.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), dá início hoje (13) ao processo de matrículas para o ano letivo de 2011. Para o próximo ano, a SEMEC oferecerá mais de 90 mil vagas, sendo 22 mil destinadas a Educação Infantil, mais de 62 mil ao Ensino Fundamental e mais de 6 mil a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As rematrículas, como são chamadas, nesse caso, acontecerão em dois períodos. O primeiro é destinado aos que pleiteiam vagas para a Educação Infantil, Maternalzinho, Maternal e 1º período, de 13 de dezembro de 2010 a 14 de janeiro de 2011. Já a rematrícula para os que pleiteiam vagas para a Educação Infantil 2º Período, Ensino Fundamental de 1º ao 9º e EJA, será de 13 de dezembro a 14 de janeiro de 2011.

Para novos alunos, o período de matrícula deverá ocorrer no período de 17 a 21 de janeiro de 2011, para os alunos da Educação Infantil, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA.

Para efetivar a matrícula, o candidato ou responsável deverá apresentar cópia do CPF, da Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência, Histórico Escolar (Ensino Fundamental) e cartão de vacinação (Educação Infantil). Será assegurada a matrícula do candidato que não possuir certidão de nascimento, devendo a escola comunicar à SEMEC/Gerência de Assistência ao Educando para os encaminhamentos necessários.

O candidato a matrícula que não comprovar o nível de escolaridade será submetido no prazo de 15 dias, após o início das aulas, a teste de avaliação de conhecimento para efeito de determinação do ano de escolaridade que irá cursar, devendo ser matriculado de acordo com o resultado obtido. Os candidatos a matrícula que não preencherem os requisitos quanto à idade para o Ensino Fundamental diurno serão matriculados no ensino noturno.

De acordo com a Gerente de Ensino Fundamental da SEMEC, Célia Revilândia, a principal mudança em relação ao edital passado diz respeito à Educação de Jovens e Adultos. ?Antes, o edital não contemplava esse público. As pessoas iam à escola várias vezes em busca de informação e muitas não encontravam devido ao horário de funcionamento da escola. Agora, com a previsão de matrícula de EJA no edital, as orientações estão bem mais claras?, disse.

Fonte: Semcom, www.teresina.pi.gov.br