Matrículas para 5a chamada começam hoje

Alunos do PSIU foram chamados para vagas do SISU

Nesta terça-feira começam as matrículas para a 5a chamada para o preenchimento de vagas na Universidade Federal do Piauí (UFPI). No começo do mês a UFPI considerava pequena a possibilidade de preencher vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com alunos vindos do Programa Seriado de Ingresso na Universidade (PSIU). Mas, com a sobra de vagas os cadastros de reserva do PSIU tiveram de ser utilizados.

O Sisu apontou sobra de vagas em todo o Brasil. O Ministério da Educação (MEC) apontou sobra de cerca de 7 mil vagas, do total de 47,9 mil ofertadas via sistema, o equivalente a 15%. Entre os cursos da UFPI, até mesmo cursos muito disputados como Medicina e Odontologia apresentaram sobras de vagas. Em medicina foram convocados mais 5 alunos e para odontologia foram chamados mais 3 estudantes, assim como outros 3 foram chamados para preencher vagas no curso de direito.

A expectativa da UFPI era preencher as vagas referentes ao Sisu com a terceira chamada do programa ou com a lista de espera. ?Para o PSIU só na hipótese de nem na lista de espera do SISU preenchida. Eu acho pouco provável?, disse a pró-reitora de graduação da UFPI no começo do mês sobre alunos do PSIU preencherem vagas do Sisu. Para os alunos convocados a orientação é que eles apresentem-se nesta terça ou quarta-feira nos campus da UFPI onde foram aprovados para realizar a matrícula institucional. (C.R.)

Fonte: Carlos Rocha, Jornal Meio Norte