MEC adia início das inscrições no Fies para 31 de janeiro

Motivo é prorrogação das inscrições do SiSU, segundo ministério

O Ministério da Educação adiou o início das inscrições no Fundo de Garantia do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para 31 de janeiro. A data estava marcada para segunda-feira (17). Recebemos reclamações de estudantes que aguardam a abertura das inscrições. Eles dizem que não têm como pagar as mensalidades das instituições de ensino superior sem o financiamento.

O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades de estudantes matriculados em cursos de ensino superior.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação Superior (Sesu) do MEC, o adiamento ocorreu devido à prorrogação das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Além dos estudantes que farão o pedido de financiamento pela primeira vez, estudantes que precisam renovar o financiamento com alterações de dados também terão de esperar até 31 de janeiro para fazer a mudança no site do Fies, segundo o MEC. Após o pedido do Fies, o financiamento sai em cerca de 30 dias, de acordo com o ministério.

Segundo a Sesu, 486 mil dos 560 mil contratos do Fies firmados em 2009 estão ativos. Outros 71.381 contratos foram firmados em 2010.

Fonte: g1, www.g1.com.br