MEC aprova novo curso de Energias Renováveis para IFPI de Parnaíba

Iniciativa partiu de encontro entre o Governo e a Omega Energia

O Curso de Sistemas de Energia Renovável foi aprovado pelo Ministério da Educação e vai ser oferecido pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec.

Em reunião do Conselho Superior do IFPI, no dia 05 desse mês, foi aprovada a oferta do Curso, faltando agora a formalização e envio do Plano Pedagógico.

A Secretaria de Educação do Piauí, responsável pelo Pronatec no âmbito do Estado, agiliza junto ao Mec o lançamento oficial juntamente com o cronograma para inscrições, matrículas e início das aulas, assim que o Curso for homologado.

A iniciativa para a realização do Curso de Sistemas de Energia Renovável, para o IFPI de Parnaíba,partiu de um encontro entre o Governo do Estado e a Omega Energia, empresa proprietária dos parques eólicos que produzem energia limpa, nos Municípios de Parnaíba e Ilha Grande.

A parceria entre a empresa, a Seduc e o IFPI foi firmada ainda no primeiro semestre desse ano. Neste termo de cooperação técnica, a Omega Energia garante apoio para a reformar e estruturar uma sala técnica no IFPI de Parnaíba, além de assegurar a compra de computadores novos, softwares específicos utilizados no setor de energia e oferecer os seus parques eólicos como laboratórios práticos.

Os profissionais da empresa também estarão disponíveis para ministrar aulas sobre temastécnicos específicos, como desenvolvimento e implantação de projetos, geração de energia e meio ambiente. A Omega Energia vai oferecer vagas de estágios não obrigatórios aos melhores alunos do Curso.

Fonte: Portal Meio Norte