MEC divulga datas de inscrição, provas e novidades do ENEM 2016

As inscrições para a prova começam no dia 9 e vão até o dia 20

O Ministério da Educação informou nesta sexta (15) que a edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, teve suas regras alteradas, em informação veiculada no Diário Oficial da União. O SISU, Sistema de Seleção Unificado, que usa a nota do ENEM, é o único meio de entrada na UESPI. As inscrições para a prova começam no dia 9 e vão até o dia 20 de maio, e as provas acontecem nos dias 5 e 6 de dezembro.

A UESPI também informa que a taxa de inscrição teve o valor alterado, e passou de R$ 65 para R$ 68, podendo ser paga até o dia 25 de maio. A edição deste ano também traz novidades no campo da segurança, como a realização de exame biométrico em horário surpresa durante a prova. Além disso, os porta-objetos, usados para guardar itens como celulares, serão lacrados.

O estudante que concluir o ensino médio em 2016 na rede pública de ensino terá isenção da taxa, assim como o estudante que se declarar carente. Neste ano os candidatos que queiram ser tratados pelo nome social, assim como já ocorre na UESPI, podem fazer a solicitação entre 1 e 8 de junho.

Outra novidade é o aplicativo “Enem 2016”, disponível para os sistemas iOS e Android. O aplicativo informará aos candidatos sobre todo o cronograma e sobre os avisos do Ministério da Educação. Outro aplicativo a disposição dos candidatos deste ano é o Mecflix, plataforma de vídeo-aulas sobre os conteúdos da prova, disponibilizada também pelo Ministério.

Fonte: Com informações da Assessoria