MEC coloca FAP entre as melhores do PI

O MEC realizou as ações preliminares de avaliação, analisou cada uma das dez dimensões que são requisitos legais

A Comissão de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou ontem, dia 24, através do site E-MEC, a nota de avaliação da FAP e a instituição foi reconhecida como uma das melhores faculdades do Estado, obtendo nota 4, sendo 5 a nota máxima no Estado .A Comissão avaliadora passou três dias, de 16 a 18 de agosto, nos departamentos da faculdade para analisar os critérios exigidos.

O MEC realizou as ações preliminares de avaliação, analisou cada uma das dez dimensões que são requisitos legais, tudo que deve-se considerar como referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

Na visita a Comissão representante do Ministério avaliou diversas categorias, como: missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades. Também foi analisada a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

Além disso, a FAP destacou-se nas políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.

Após o execelente resultado a FAP realizou uma reunião com todos os colaborados onde a mantenedora da instituição, Lívia Guimarães, parabenizou o trabalho desempenhado. ?Gostaria de ressaltar a importancia do papel de cada setor, cada líder, cada colaborador, na realização dessa conquista. Estamos felizes pela nota 4 obtida pois demonstra que a nossa gestao compartilhada tem dado certo. Compartilho esse resultado com cada colaborador, professor e aluno que formam da FAP essa instituicao de excelencia?, afirmou.

De acordo Eliane Santos, Assessora de Direção da FAP, este resultado é o reconhecimento de todo um trabalho que a instituição vem desempenhando desde o início de suas atividades. ?O MEC avaliou diversas categorias deste o projeto pedagógico, estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação, comunicação, dentre outras. Isso mostrou o quanto a FAP é uma instituição organizada e de respaldo junto a comunidade acadêmica e a sociedade piauiense?, frisou Eliane.

Segundo a Diretora Acadêmica, Prof. Doutoranda Adriana Pachêco, este é um resultado que demonstra o que um ensino com comprometimento traz. ?Isto demonstra esforço, dedicação e experiência de equipe que está envolvida no contexto da Faculdade?, pontuou ela.

A professora Mestre Roselane Pierot, Diretora Geral da FAP, aproveitou a oportunidade para parabenizar todos aqueles que fazem a FAP. ?Todos estão de parabéns. Agora é o momento de agradecer o comprometimento de todos que trabalharam para esta conquista, alunos, professores e colaboradores estão de parabéns. Sem esta união não teríamos conseguido chegar aqui?, destaca Roselane.



Fonte: Ascom