MEC muda critério de desempate no sistema do Enem

Primeira etapa das inscrições termina nesta quarta-feira

O Ministério da Educação (MEC) decidiu nesta segunda-feira (1º) que vai garantir vagas nas instituições para os candidatos que tiverem empate em todas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até então, ficava com a vaga quem tivesse feito a inscrição antes no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes para vagas em instiuições de ensino superior -a maioria federais (

Ficam mantidos os cinco primeiros critérios de desempate, na seguinte ordem, conforme o artigo 18 da portaria do Sisu:

1 - nota obtida na redação;

2 - nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;

3 - nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;

4 - nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

5 - nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Foi abolido o sexto critério, que dizia que o candidato com inscrição anterior manteria a vaga. O motivo, segundo a assessoria do MEC, é por conta do problema na banda larga na Região Sudeste na noite de domingo, que atrapalhou o processo de inscrição de muitos candidatos.

Até as 12h desta segunda, 410 mil estudantes efetuaram inscrições. De acordo com internautas, houve dificuldade de acesso e lentidão principalmente na sexta e no sábado. Nota de corte A cada dia, os alunos saberão a nota de corte do curso escolhido e poderão avaliar se têm chances ou não de conseguir uma vaga.

De posse dessa informação, ele poderá escolher outro curso e/ou outra instituição e esperar novamente pelo processamento até o dia seguinte. Veja como funciona o SiSU. A central de atendimento do Ministério da Educação (MEC) funciona entre as 6h e as 23h59 para tirar dúvidas dos candidatos no 0800 616161.

Além do telefone o contato pode ser feito no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html. Dados inválidos e inscrição Para os estudantes que receberam o aviso de "dados inválidos" ao tentar se inscrever, a recomendação do ministério é verificar se estão ingressando no SiSU com o número de inscrição no Enem e a senha do exame, pois as duas informações são necessárias para acesso.

Caso o candidato não recorde a senha cadastrada no Enem, é possível recuperá-la pelo site do Inep: http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009. Ao finalizar a inscrição, o sistema informa ao aluno que sua inscrição está concluída. É necessário imprimir o comprovante.

Fonte: g1, www.g1.com.br