Medicação que controla colesterol pode ajudar combater o câncer

De acordo com a pesquisa, algumas drogas anticancerígenas podem se tornar mais efetivas.

As estatinas são geralmente utilizadas para controlar o colesterol e proteger contra as doenças do coração, no entanto, cientistas americanos apontam que também pode atuar como uma arma secreta na luta contra o câncer. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

De acordo com a pesquisa, algumas drogas anticancerígenas podem se tornar mais efetivas quando combinadas com estas pílulas. A mistura dos remédios pode ser uma esperança contra os tumores agressivos que nao são vencidos com outros tratamentos tradicionais.

David Stern, da Yale University School of Medicine, que conduziu o estudo, analisou potenciais combinações para tratar formas resistentes dos mais perigosos tipos de câncer de pele. Ele afirmou que o uso de estatinas junto com outras drogas anticancerígenas pode ser efetivo contra alguns tipos de melanoma.

O estudo aponta a Sinvastatina, que é uma das medicações mais prescritas, como uma das mais eficientes em combinação com a droga Flavopiridol. Apesar de a notícia ser promissora, o estudo foi apenas testado em células de ratos e é necessário maior aprofundamento para comprovar se os benefícios se estendem aos humanos.

Fonte: Terra