Médico gaúcho posta comentários racista contra nordestinos e é expulso de congresso em Pernambuco

Médico gaúcho posta comentários racista contra nordestinos e é expulso de congresso em Pernambuco

Médico gaúcho é banido de congresso em Pernambuco após comentário preconceituoso contra nordestinos

O clima acirrado causado pelas eleições presidenciais continua. Uma boa prova disso foi o incidente envolvendo um médico anestesista gaúcho e o Congresso Brasileiro de Anestesiologia, que acontece em Recife (PE) entre os dias 14 e 18 de novembro. Mas o profissional não irá participar, já que foi banido.

O anestesista postou na semana passada uma mensagem preconceituosa na página do evento no Facebook. “Comunico que estou agradecendo o convite para palestrar em RECIFE no CBA deste ano, mas não vai dar. Não piso nesta terra de merda mais em toda a minha vida!”, escreveu.

Segundo matéria da revista Fórum, o médico foi presidente da Regional da Sociedade de Anestesiologistas do Rio Grande do Sul e havia sido convidado a dar uma palestra no evento.

A comissão executiva do congresso divulgou nota de repúdio às declarações do médico, que parece não ter digerido bem a larga votação que a presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu em Pernambuco no segundo turno das eleições. A petista alcançou 70% da preferência do eleitorado pernambucano.

Leia o comunicado divulgado pela comissão executiva do Congresso Brasileiro de Anestesiologia:

NOTA DE REPÚDIO

Sr. Fernando Squeff Nora,

Foi com extrema indignação que lemos sua postagem em rede social se referindo de forma desrespeitosa ao Estado de Pernambuco, ao declinar do convite para palestrar no 61° Congresso Brasileiro de Anestesiologia.

Reconhecemos seu direito de não querer participar do CBA, afinal essa é uma decisão de foro íntimo. Mas repudiamos a maneira preconceituosa como o senhor tratou a população do nosso Estado, que inclui toda a categoria médica pernambucana.

O conteúdo da sua declaração mostra um preconceito inaceitável e não condiz com a postura que se espera de um profissional. Além disso, o meio utilizado para a recusa de um convite já aceito a apenas 20 dias da realização do congresso, demonstra descompromisso com a atividade associativa.

Aproveitamos para reafirmar que o CBA é um evento científico, apartidário, democrático e que tem como objetivo, além de contribuir para o desenvolvimento profissional dos participantes, promover a união e o congraçamento entre todos os anestesiologistas. Temos convicção de que suas declarações contra Pernambuco, não refletem a opinião da maioria esmagadora dos anestesistas do nosso País.

Por fim, reafirmamos o espírito plural e fraterno com que estamos nos preparando para receber os colegas congressistas de todas as regiões do Brasil. Espírito esse que é uma marca registrada de todos os encontros de anestesistas e também do povo pernambucano.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

Fonte: Brasil Post