Médicos cubanos chegam e são recepcionados com festa no interior do Estado

Médicos cubanos chegam e são recepcionados com festa no interior do Estado

Médicos cubanos chegam à cidade de Esperantina

Desembarcaram no final da tarde desta sexta-feira (19) no município de Esperantina os médicos cubanos Pedro Luis Morales Gomez, Rafael de La Cruz e Raul Everardo.

Os cubanos foram recepcionados por secretários municipais ao som da Banda Mestre Chico que tocou o Hino Nacional do Brasil e a música Aquarela do Brasil.

A recepção dos profissionais aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de secretários municipais, funcionários, vereadores e muitos populares.

Os três médicos vão atuar no município durante os próximos três anos, conforme prevê o Programa ?Mais Médicos? do Governo Federal.

Durante a solenidade de recepção, a professora Liliane Aragão, que fala fluentemente a língua espanhola, fez uma mensagem de boas vindas para os médicos cubanos em espanhol.

Já o Secretário de Saúde, Chaguinha Magalhães, falou das dificuldades de contratar médicos para os municípios do interior e relatou alguns avanços da saúde do município nos últimos meses. O secretário relatou uma série de obras que está sendo executada pela Prefeitura de Esperantina relacionada à área da saúde.

O presidente da Câmara, Raimundo Fontinele, que estava representando o prefeito de Esperantina, falou da difícil missão de ser médico e desejou boas vindas para os médicos cubanos.

Vale ressaltar que os médicos cubanos vão passar os próximos dez dias conhecendo o sistema público de saúde de Esperantina, hábitos da população e as doenças mais comuns na comunidade para logo em seguida começaram a trabalharem nas unidades básicas de saúde.

Fonte: Portal Rio Longá