Médicos cubanos do Mais Médicos se reúnem com comitiva no Piauí

Piauí recebe embaixador e cônsul cubano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em Esperantina, cooperados cubanos do Programa Mais Médicos no Piauí, reuniram-se hoje (3) com o embaixador de Cuba no Brasil, Rolando González, juntamente com a cônsul geral de Cuba em Salvador, Laura Torres, e comitiva. Os representantes cubanos vieram acompanhar esses profissionais e verificar as condições de integração com a comunidade, moradia e qualidade de vida dos profissionais. Participaram 51 médicos de 14 municípios da região dos Cocais.

Lázaro Davi é médico cubano e atua há quatro anos na comunidade quilombola Olho d’Agua, em Esperantina. O profissional já esteve em outras missões na África e Venezuela e conta que a cultura do Brasil é bem mais acolhedora “desde minha chegada aqui fui muito bem acolhido, tanto pelos gestores como pela população. Temos trabalhado de uma forma compartilhada, fico feliz de trabalhar nesse município”.

Atualmente o Piauí conta com 342 profissionais atuando pelo Programa em 140 municípios, dentre eles 202 são cubanos. Com a metodologia da assistência domiciliar do Mais Médicos, o profissional se dedica e se envolve integralmente com comunidade e muitas vezes dessa relação são construídos laços de amizade e criando um sentimento de pertencimento com o local.

“Vemos a mudança quantitativa e qualitativa que o Mais Médicos proporcionou nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios do nosso Estado. A população que vive em lugares mais longínquos agora tem consciência do seu direito à qualidade do atendimento que merece, tendo todo o aporte de visitas domiciliares e construção do trabalho contínuo”, comentou Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde.

Segundo a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, havia uma dificuldade de encontrar profissionais disponíveis para atuar no interior, por conta da carga horária e distância e os médicos cubanos são profissionais que estão disponíveis para os municípios, abertos à comunidade, que trabalham a atenção básica em sua integralidade. Atualmente o município conta com dez médicos cubanos atuando na zona rural e urbana.

No domingo (4) a comitiva se encontra com cubanos residentes na região de Teresina e na segunda-feira (5) às 11h participam de audiência com o governador do Estado, Wellington Dias, no palácio de Karnak.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES