Médicos e veterinários se unem para realizar parto de gorila

Foram realizados diversos procedimentos para acelerar o parto.

A mamãe gorila Kira, de 17 anos, precisou de ajuda extra após enfrentar complicações em seu parto, que ocorreu na última sexta-feira (2). Médicos foram chamados para a ajudar a equipe de veterinários no Zoológico da Filadélfia, nos Estados Unidos.

Kira entrou em trabalho de parto na terça-feira (30), mas até sexta seu corpo não havia progredido para ter o filhote - o que é atípico, já que partos de gorilas costumam ser bastante rápidos, de acordo com os especialistas.

Preocupados, os veterinários que atenderam Kira chamaram uma equipe de médicos composta por ginecologistas, obstetras e anestesistas. 

Foram realizados diversos procedimentos para acelerar o parto, como episiotomia (corte realizado na região do períneo na falta de dilatação suficiente) e fórceps. 

Após uma hora e meia, a equipe conseguiu realizar o parto e trazer ao mundo uma gorila fêmea saudável. "Foi um dia de drama e ansiedade no zoológico, mas no final foi muito recompensador", disse Andy Baker, a chefe de operação, ao site Daily Mail. 

Após passar o restante do dia se recuperando, Kira conseguiu conhecer a filha no sábado de manhã e, desde então, ficaram inseparáveis.

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Fonte: Com informações do UOL
logomarca do portal meionorte..com