Médicos são recebidos em solenidade de acolhimento

A oficina foi realizada no auditório de Biologia da Universidade Federal do Piauí

Os médicos que foram admitidos pelo edital 2015 e que iniciaram atuação pelo Programa Mais Médicos e Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab), no Piauí, participaram sexta-feira, 17, da Oficina de Acolhimento realizada no auditório de Biologia, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A ação foi feita pelo Ministério e Secretaria da Saúde e UFPI, além de dar as boas-vindas aos novos profissionais. O intuito do evento era promover a troca de ideias entre os profissionais e fortalecer os dois programas. Tanto o Mais Médicos como o Provab têm como objetivo fundamental ampliar o acesso à Saúde à população carente, incentivando profissionais da saúde a trabalhar em regiões marcadas pela escassez de médicos.

O evento incluiu debates, palestras e mesas redondas com os médicos e os supervisores do Programa no Piauí. De acordo com a Dorcas Lemaniere, tutora pela UFPI do Programa Mais Médicos, 14 médicos estão chegando para atuar nos municípios através do Programa. Destes quatorze, dez estavam no Provab e migraram para o Mais Médicos. "Este ano tivemos a satisfação de receber uma grande quantidade de médicos brasileiros", disse.

O Edital foi lançado em janeiro deste ano. O primeiro e segundo chamado foi feito em março e o terceiro no mês de abril. "Só agora terminou o preenchimento das vagas, mas a maior parte já está desenvolvendo suas atividades nos municípios", acrescentou Dorcas.

Segundo Lis Cardoso Marinho Medeiros, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), os editais do Mais Médicos e Provab, entre os anos de 2012 a 2014, eram emitidos separados, mas em 2015 o Ministério da Saúde modificou, juntando os dois documentos. "O encontro de hoje teve o objetivo de esclarecer as dúvidas dos médicos ingressantes nos programas, fazer a leitura de portarias e a forma como irão atuar durante o ano", ressaltou.

O Provab e o Mais Médicos são programas direcionados à atenção básica e têm como função levar o profissional médico a localidades que não dispõem do mesmo.

 

Fonte: Aline Damasceno