Menina com suspeita de meningite é isolada em consultório improvisado

Situação na Santa Casa de Sorocaba, SP, foi denunciada pelo pai

Uma criança de 3 anos com suspeita de meningite está isolada dentro de um consultório improvisado na Santa Casa de Sorocaba (SP). A menina deu entrada na unidade na segunda-feira (19) e, desde então, foi colocada em uma sala que funciona como consultório.Imagens feitas com um celular pelo pai da menina mostram que o local funciona de maneira precária. A pia está quebrada, o ar-condicionado não funciona e a instalação elétrica está exposta. Além disso, sem espaço para quase nada, a mesa do médico virou uma bancada.

Como a sala não tem banheiro e a menina está impedida de sair por conta da suspeita de meningite, a mãe da criança, Carla Janaína Pedroso, teve que usar o cesto de lixo para que a menina pudesse fazer as suas necessidades pessoais. "No primeiro dia foi colocado um lençol no chão para ela fazer xixi, mas depois ela pediu de novo e eu não sabia o que fazer, não podia sair com ela da sala. Daí a primeira coisa que eu vi foi o cesto de lixo. E não tiraram o lixo, meu marido que tirou e jogou fora depois."

A criança deu entrada na Santa Casa de Sorocaba na segunda-feira (19). Segundo a mãe, os médicos disseram que ela e a filha deveriam usar máscaras pra evitar vírus e bactérias e o contato com outros pacientes, mas, até agora, os objetos não foram entregues. "Nem para mim nem para ela. É revoltante", desabafa a mãe.

Além disso, Carla conta que desde a entrada da criança na unidade o local não recebe uma limpeza adequada. "Eu pedi vassoura para limpar o quarto, mas eles não deram. Nessa madrugada, uma moça entrou, com um pano imundo, passou embaixo da mesa e só."

Por meio de nota, a Santa Casa de Sorocaba afirmou que não pode divulgar o quadro clínico da paciente e negou que ela esteja internada em situação precária. Segundo o hospital, a menina está sendo bem atendida pela equipe, com todas as condições necessárias.

Ainda de acordo com a Santa Casa, a paciente está respondendo bem ao tratamento inicial e está sendo mantida isolada num quarto - que é utilizado como consultório e também como quarto quando necessário - até que a equipe da unidade tenha o resultado dos exames.


Menina com suspeita de meningite é isolada em consultório improvisado

Fonte: G1