Menino de 4 anos com endema morre após passar mal em escola

Os médicos afirmaram que a lesão poderia ter sido causada por uma queda.

Renato Brito Teixeira, 4, morreu na madrugada de segunda-feira (10) após passar mal em uma Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) na Brasilândia (zona norte), na quarta. A família diz que o pai o levou à escola às 13h10. Vinte minutos depois, a direção contatou a mãe para avisá-la que Renato passava mal.


Menino de 4 anos com endema morre após passar mal em escola

Ele foi levado ao hospital Vila Nova Cachoeirinha, onde foi reanimado após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Em seguida, foi transferido para o hospital do Mandaqui.

Os pais afirmam que, no dia seguinte, perceberam um "galo" na cabeça de Renato. Uma tomografia constatou um edema. Segundo a família, os médicos afirmaram que a lesão poderia ter sido causada por uma queda.

A escola disse aos pais que o garoto comia um pão quando engasgou, vomitou e sofreu uma convulsão.

"Um aluno disse que Renato caiu e bateu a cabeça enquanto brincava. Depois, ele teria pego um pão e quando levantou da cadeira começou a convulsionar", disse o pai, Edson Alves dos Santos, 23.

"No hospital, não constataram a causa do engasgo. Se soubessem da queda, teriam prosseguido o atendimento levando em conta este fato."

A criança teve morte cerebral no sábado, e o coração parou de bater ontem.

A Secretaria Municipal da Educação disse que abriu investigação sobre o caso. Segundo a pasta, o garoto passou mal durante o lanche e foi socorrido. A Diretoria Regional de Educação Freguesia do Ó/Brasilândia disse que lamenta e que está prestando assistência à família.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br