Mesmo com nova foto de seminu, igreja "perdoa" fotógrafo de Catanduva, diz bispo

Mesmo com nova foto de seminu, igreja "perdoa" fotógrafo de Catanduva, diz bispo

O responsável pela Diocese condenou a atitude do fotógrafo.

Nesta quinta-feira (8), o bispo de Catanduva (SP), Dom Otacílio Luziano da Silva, perdoou o autor das fotos polêmicas na igreja São Domingos e pediu que ele se manifeste com uma carta de desculpas à igreja e cancele a exposição. Porém, o advogado da Diocese não descartou uma ação judicial caso hajam mais desdobramentos do caso.

O responsável pela Diocese condenou a atitude do fotógrafo. Ele classificou o trabalho como "lixo" cultural e disse que o ato foi uma afronta à igreja e aos fiéis. ?Foi um desrespeito pela fé do povo. Esse rapaz (o fotógrafo) já foi reprovado pela sociedade por essa atitude. Foi uma afronta à cultura, dizer que foi uma manifestação cultural é um ataque. Não temos desejo nenhum de condenar a pessoa, mas sim dela se retratar perante a sociedade?, comenta o Bispo.

A Diocese escreveu uma nota de repúdio, que vai ser distribuída à toda comunidade católica de Catanduva e será lida em todas as igrejas da cidade e outras 16 da região. No documento, assinado pelo Bispo, a igreja denomina o fotógrafo e a equipe dele de corruptos da moral e diz ainda que pessoas desse tipo fazem mal à sociedade.

O advogado da Diocese, Flávio Thomé, disse que nenhuma medida judicial foi tomada contra os responsáveis pelas fotos. Pelo menos por enquanto. ?Por hora, a atitude seria de aceitar uma retratação de quem fez e tirou as fotos dentro da igreja e a abstenção do uso delas. Caso haja desdobramentos, poderemos nos manifestar judicialmente?, explica Thomé.

Em entrevista por telefone à TV TEM, Márcio Costa disse que irá se desculpar, mas poderá não cancelar a exposição, mesmo com o pedido.

Fotos polêmicas

Nos últimos dias, o assunto ganhou repercussão nacional. A foto com um modelo de asas, seminu, simulando um anjo, foram tiradas dentro da igreja e o movimento católico repudiou a imagem. Além do homem que aparece no ensaio da igreja, há também fotos em um cemitério.

Nesta quinta-feira, a igreja recebeu uma nova imagem, tirada na porta da mesma igreja, desta vez de uma mulher. A modelo está vestida com lingeries e asas vermelhas. A Diocese afirma que a foto é do mesmo fotógrafo, mas ele diz não se lembrar se foi ele quem a tirou.



Fonte: G1