Mestrado da UFPI traz colunista nacional ao Piauí

Mestrado da UFPI traz colunista nacional ao Piauí

Na ocasião, Cláudio Moura participa da Banca Examinadora da mestranda Samara Cristina Silva Pereira

O mestrado em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí se prepara para receber o professor Cláudio Moura e Castro, considerado referência nos estudos de políticas educacionais no Brasil.

Na ocasião, Cláudio Moura participa da Banca Examinadora da mestranda Samara Cristina Silva Pereira, cujo título da tese é ??A política de educação profissional média integrada: enterre o legal e o ??real??, que será defendida dia 14 de agosto na UFPI.

Para a orientadora do trabalho, Guiomar de Oliveira Passes, a participação de Cláudio Moura será enriquecedora e demonstra a qualidade do mestrado da instituição.

Cláudio é colunista da revista Veja desde 1996 e tem no seu currículo lattes uma extensa contribuição na área de educação. Ele é graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre pela Universidade Yale e doutor pela Universidade Vanderbilt.

Samara Cristina conta que sua tese, que será analisada na ocasião, é um estudo de caso das politicas públicas na educação profissional, a partir da experiência do Instituto de Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Segundo ela, o objetivo da tese é analisar como vem ocorrendo a implantação de politicas públicas na educação profissionalizante, no sentido de trazer uma contribuição para melhoria na área.

"A tese parte do pressuposto de que a operacionalização da política pública compreende um complexo processo definido pela maneira como operadores (instituição, gestores e professores) a recebem e das expectativas e interesses que depositam em tal política, assim como pelos comportamentos e interesses daqueles que são o seu pú-blico (os alunos)", diz Samara.

Guiomar destaca que a educação média profissionalizante ganhou força principalmente com o Governo Lula, portanto cabendo uma reflexão quanto ao que foi desenvolvido até aqui.

"Acredito que Cláudio Moura será de grande importância, já que tem se dedicado à economia da educação e também tem experência com o Ensino Médio", explica.

Como é sabido, organismos internacionais têm traçado os rumos da educação na América Latina, neste sentido, Guiomar acrescenta a referência de Cláudio neste momento por se tratar de alguém que trabalhou no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Fonte: Sarah Fontenele