Meteorologista diz que inverno terá poucas chuvas

Meteorologista diz que inverno terá poucas chuvas

Sônia Feitosa disse que situação pode ser preocupante para o Sul do Piauí

?A tendência é aumentar, mas será um inverno abaixo da média?, afirmou a meteorologista Sônia Feitosa ao meionorte.com. Segundo ela, as chuvas devem aumentar nos próximos meses, e que em janeiro choverá bem mais do que em dezembro, mas o volume será menor do que é geralmente esperado para o primeiro trimestre no Piauí.

Segundo Sônia, as chuvas já começaram desde o início de novembro no Sul do estado. No Centro, tiveram início em dezembro, e só agora começa a chover no Norte, e a temporada deve se estender até maio. Mas para ela, a situação no Sul é preocupante. ?As chuvas no cerrado devem acabar em março, e como este poderá ser um inverno não tão bom, pode não chover o suficiente para reservar água?, disse.

A meteorologista explicou ao meionorte que, simplificando, a falta de chuvas é causada pelo fato do Oceano Atlântico estar aquecido no hemisfério Norte, o que cria condições de chuva para lá e impede que nuvens carregadas venham para o Piauí. ?Mas essa situação pode se reverter. Se for notada uma queda na temperatura do oceano, isso pode mudar. Mas uma mudança lenta, com o passar dos meses?, disse Sônia.

Fonte: Andrê Nascimento