Ministério da Educação anuncia 75 mil vagas para Fies

Inscrições vão de 24 a 29 de junho

Na tarde desta quinta-feira (16), o presidente interino, Michel Temer, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram 75 mil vagas para o Fies, programa federal de financiamento do ensino superior.

Segundo Mendonça Filho, essa etapa do programa custará R$ 450 milhões e isso "demonstra o compromisso do governo com a educação".

No final de maio, havia sido divulgada a suspensão de vagas até o final do ano. Mas o minsitro Mendonça Filho afirmou na época que a situação seria revertida. 

Podem participar do programa interessado com renda familiar de até 3 salários mínimos por integrante da família (per capita). O interessado cursa a faculdade e só paga o empréstimo no final do curso, com juros abaixo do praticado pelo mercado (6,5%). Quem quiser um financiamento também precisa ter nota mínima de 450 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Segundo o setor privado, cerca de 46% das vagas ofertadas no começo do ano "sobraram", o que somariam cerca de 115 mil financiamentos.

A consulta de vagas para o programa ficará disponível no próximo dia 21 de junho e as inscrições poderão ser realizadas de 24 a 29 deste mês. O resultado da seleção acontece no dia 30 de junho. 


Fonte: Com informações do Uol