Ministério da Educação pode divulgar resultado do Enem nesta quarta-feira

Na página eletrônica do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (13) DO JORNAL MEIO NORTE

O Ministério de Educação (Mec) informou que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, será divulgado ainda nesta semana, na página eletrônica do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o site do Inep, a nota da prova objetiva não considera apenas a contagem de acertos e erros. A correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Essa sistemática de correção revela que os candidatos que marcarem o mesmo número de questões, podem não receber a mesma pontuação. Por isso que o estudante só irá saber a nota final no exame quando todos os aspectos propostos pelo Inep forem avaliados.

Já a correção para as redações do Enem, após mudanças em métodos avaliativos, será avaliada por dois corretores, que não tem conhecimento sobre as notas atribuídas um pelo outro. As competências avaliadas no texto são: domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão e desenvolvimento do tema; defesa de um ponto de vista; argumentos e proposta de intervenção para o problema e respeito aos direitos humanos.

Fonte: Márcia Gabriele