Ministério da Saúde libera recursos para 45 municípios do Piauí

Eles terão até o dia 15 de dezembro para apresentar o plano de qualificação das suas ações.

Pelo menos 45 municípios do Piauí foram selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem o incentivo financeiro de 20% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção à Saúde, que deverá ser empregado na prevenção e controle da dengue.

Eles terão até o dia 15 de dezembro para apresentar o plano de qualificação das suas ações. Teresina, por exemplo, receberá R$ 963 mil.

Ao todo, 989 municípios do país deverão receber os recursos. Antes, porém, devem aprovar na Comissão Intergestores Bipartite dos estados o Plano de Contingência e o termo de compromisso detalhando as ações a serem executadas.

Mais de 100 milhões de pessoas serão beneficiadas com as medidas de controle e prevenção da dengue. São diversas metas que os municípios precisam cumprir como: garantir quantitativo adequado de agentes de controle de endemias; garantia de cobertura das visitas domiciliares pelos agentes; a adoção de mecanismos para a melhoria do trabalho de campo; realização do LIRA (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) com ampla divulgação nos veículos de comunicação locais; notificação dos casos graves suspeitos de dengue, entre outras.

As secretarias municipais e estaduais de Saúde devem prestar apoio técnico no acompanhamento.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte