Ministério orienta sobre serviços às crianças com microcefalia

Uma comissão do Ministério da Saúde está realizando visitas

Diante da gravidade e crescente aumento no número de casos de microcefalia no país e, considerando que o Ministério da Saúde declarou situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, todas as áreas da Secretaria de Atenção a Saúde Básica (SAS) foram mobilizados para apoiar o desenvolvimento das ações do Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia, notadamente aquelas diretamente relacionadas à assistência as crianças com microcefalia. 

Uma comissão do Ministério da Saúde está realizando uma série de visitas nos estados com a finalidade de apoiar as secretarias de saúde na organização dos serviços de assistência às crianças nascidas com microcefalia.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, também, participará da reunião, falou da importância de apoiar a iniciativa e buscar cada vez mais, melhorias na qualidade de vida das crianças nascidas com microcefalia.

“A busca pela melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência é uma das lutas que temos na Seid. Agora enfrentamos um aumento no número de casos de crianças nascidas com microcefalia no país. Dessa forma é importante levarmos as orientações de como cuidar e fazer o atendimento/ reabilitação dessas crianças desde cedo. Além disso, não podemos deixar de alertar a comunidade sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti”, frisa o secretário.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina