Ministro da Agricultura evolui bem após cirurgia, diz hospital

O resultado completo da análise do tecido retirado deve estar concluído em 10 dias

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho (PMDB), apresenta "excelente evolução pós-operatória" após ter se submetido a uma neurocirurgia no sábado para retirar o que seria um tumor no cérebro, segundo boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, divulgado nesta segunda-feira.

"O paciente evolui sem nenhuma intercorrência, tendo recebido alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e sido transferido para um apartamento regular na tarde de ontem (domingo). O sr. ministro alimenta-se e caminha normalmente", diz a nota assinada pelos médicos e diretores do hospital Antonio Carlos Onofre de Lira e Paulo Cesar Ayroza.

O resultado completo da análise do tecido retirado deve estar concluído em 10 dias. As equipes médicas que acompanham Mendes Ribeiro são coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Milberto Scaff e Marcos Stávale.

Em nota oficial divulgada no domingo, o ministério afirmou que Ribeiro estava bem disposto e conversava com familiares. O ministro se submeteu na semana passada a exames de acompanhamento de um tumor cerebral que havia sido retirado em janeiro de 2007 e, nessa avaliação, foi detectada uma provável recorrência do tumor. O Ministério da Agricultura prevê que o ministro fique afastado por 10 dias das atividades da pasta.

Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho, 56 anos, assumiu a Agricultura em agosto deste ano em substituição a Wagner Rossi, que pediu demissão do cargo em meio a uma série de denúncias de irregularidades na pasta e contra ele. Na segunda-feira, o secretário-executivo José Carlos Vaz assumirá interinamente o ministério até o retorno de Ribeiro.

Fonte: Terra