Ministro garante reabertura de unidades de saúde no Piauí

Ministro garante reabertura de unidades de saúde no Piauí

O gestor da área absorveu o diagnóstico realizado pelo chefe do Poder Executivo Estadual, reconhecendo a situação crítica da área no Piauí

Noventa dias. Este foi o prazo proposto pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro, para a reabertura das unidades de saúde fechadas no Piauí. A tarefa não é das mais simples e demandará esforços intensivos da equipe do governador Wellington Dias (PT), que esteve reunido com o gestor na última terça (6) em Brasília. De volta ao Piauí, o petista já se articula para aplicar as ações emergenciais, de modo que as condições mínimas possam ser restabelecidas.

O gestor da área absorveu o diagnóstico realizado pelo chefe do Poder Executivo Estadual, reconhecendo a situação crítica da área no Piauí, onde os serviços de alta complexidade ficam restritos à capital, afogando o sistema como um todo.

"O ministro reconhece a situação grave que estamos enfrentando na saúde e se compromete a tratar de forma emergencial e nos próximos 90 dias devemos colocar em funcionamento hospitais e unidades de saúde que estavam parados. Assim como o Hospital Infantil retomou suas atividades, queremos a retomada de serviços das demais unidades", disse Dias.

As mudanças provenientes no setor passam pela adoção de um plano adequado e eficiente, em que se foque a médio e longo prazo, o momento revela-se como crucial para o futuro, exigindo atenção especial do Executivo.

"Neste sentido, ele está autorizando uma equipe própria do Ministério e se colocou à disposição para contratação de consultorias especializadas para que o Piauí possa elaborar o seu plano conjugado as prioridades do Ministério para o Estado", explicou.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Francy Teixeira