Ministro Roberto Mangabeira diz que o Delta do Parnaíba é lindo e rico

Ele quer um regime de cooperação entre os pequenos produtores

O ministro Roberto Mangabeira Unger, da Secretaria de Projetos Estratégicos da Presidência da República, mostrou-se empolgado com a beleza do Delta do Parnaíba, depois de uma visita de algumas horas à região, que classificou como ?linda, imensamente rica e de grande potencial?.

Depois de conhecer algumas ilhas do Delta, o único em mar aberto das Américas, Mangabeira Unger, acompanhado do governador Wellington Dias, visitou o projeto de irrigação Tabuleiros Litorâneos, localizado nos municípios de Parnaíba e Bom Princípio, onde o governo está investindo cerca de R$ 200 milhões.

Ao conhecer a área onde está sendo implantada a segunda etapa do projeto, o ministro disse que os Tabuleiros Litorâneos demonstra que o Nordeste pode ser a vanguarda do Brasil e voltou a defender a implantação de projetos dentro da realidade da região, sem a imitação de projetos de São Paulo.

Mangabeira Unger, que está visitando os estados brasileiros promovendo debates sobre um novo modelo de desenvolvimento para o país, baseado em oportunidades econômicas e educativas, é a favor da democratização da agricultura, com irrigação e valores irrigados, dentro das características de cada região.

Ele quer um regime de cooperação entre os pequenos produtores, mesmo em sistema de competição, e um avanço nos programas sociais, mas com ações que não sejam isoladas.

Nesta segunda-feira (15), no Palácio de Karnak, Mangabeira Unger participa de uma reunião com o governador Wellington Dias e todo o secretariado estadual, onde serão debatidos os programas e a sugestões do Piauí para o novo modelo de desenvolvimento brasileiro.

Fonte: CCOM