Moradores da Boa Esperança planejam ações para não serem removidos

Moradores fizeram reunião e planejam novas ações contra remoção

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira, dia 22 de Julho, foi realizada uma roda de conversa com os moradores da Avenida Boa Esperança, Bairro Joaquim, zona norte da capital. A atividade ocorreu no Centro de Referência em Direitos Humanos - CRDH "Dom Hélder Câmara" (Cáritas) e contou com a participação de estudantes, professores universitários, representantes de movimentos sociais e do promotor de justiça Fernando Santos.

 Os moradores da Avenida Boa Esperança estão ameaçados de remoção em virtude da implantação da 2º fase do Projeto Lagoas do Norte - PLN, que prevê a duplicação da avenida. No início da reunião, as falas dos moradores destacaram possíveis danos ambientais com a duplicação. Destacaram que, até o momento, a Prefeitura Municipal de Teresina não apresentou um estudo específico da área sobre esses riscos sócio-ambientais. Além disso, defenderam que o direito à moradia digna deve ser respeitado e que o patrimônio histórico e cultural da comunidade, que reside há décadas na região, deve ser considerado pelo PLN.

 Entre as falas, avaliaram como positivas as vitórias conquistadas desde o início da mobilização dos moradores contra a remoção. "Hoje, sabemos que não estamos mais sozinhos. Alguns órgãos importantes estão do nosso lado, como o Ministério Público, a Defensoria Pública e o IPHAN. Além disso, muitos universitários e professores, de diversas áreas e cursos, visitam semanalmente a comunidade. Já participamos de muitos debates sobre direito à moradia e reforma urbana. Fizemos um café da manhã coletivo na porta da prefeitura, mas, infelizmente, o prefeito insiste em não nos receber", afirma a moradora Francisca Oliveira.

 O promotor de justiça, Fernando Santos, declarou que outras comunidades da capital estão também sendo violadas pelas ilegalidades dos projetos de reforma urbana em Teresina. "O nosso esforço é para garantir a dignidade da população. A moradia digna, o meio ambiente e o patrimônio histórico e cultural são direitos inegociáveis. O Projeto Lagoas do Norte deve garantir a melhoria da qualidade de vida dos moradores e não o contrário. É preciso muitos estudos e diálogos para que os projetos de reforma urbana em Teresina não violem os direitos humanos", declarou o promotor.

 A professora universitária, Andreia Marreiro, planeja uma exposição fotográfica itinerante com o título "Vozes da Esperança". As imagens foram produzidas pelos acadêmicos de arquitetura e urbanismo da UFPI. "Registramos o modo de vida e organização da comunidade Boa Esperança nesse espaço urbano. Isso deu deu visibilidade às vozes não escutadas pela Prefeitura", finalizou a docente. Sobre o papel da universidade nessa luta, a estudante de direito, Ana Carmelita Moura, destacou que as Instituições de Ensino Superior não podem se isolar das demandas populares e, por isso, o grupo do qual faz parte, "NAJUC Justiça e Atitude" (ICF), se organiza para construir essas lutas por novos direitos.

A equipe técnica do "CRDH Dom Hélder Câmara" estava representada pelo advogado Lourival de Carvalho e pela assistente social Jaciara Bezerra, que declararam se solidarizar com a luta da comunidade. Eles informaram que o CRDH é um projeto construído pela Cáritas Brasileira em parceira com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que, infelizmente, não renovou o projeto. Por isso, o CRDH está encerrando suas atividades ainda neste mês, mas existe a disposição da Cáritas Regional do Piauí em propor novos projetos que possam incluir a luta dos moradores da Avenida Boa Esperança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES