Moradores de Paraty protestam contra presença de FHC na Flip

Moradores de Paraty protestam contra presença de FHC na Flip

MAURICIO STYCER

Crítico do UOL

Em Paraty (RJ)Meia hora antes da inauguração da Festa Literária de Paraty, um pequeno grupo de moradores da cidade chamou a atenção diante da Tenda dos Autores, onde se realizam os principais debates do evento. Eles portavam cartazes e camisetas com frases de protesto à presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, escalado para a conferência de abertura da Flip.

?Viva Saramago. FHC não!?, gritava a camiseta de Indalécia Freire, a organizadora do protesto. ?O que você acha de FHC abrir uma festa literária em pleno ano eleitoral??, perguntava ela; Funcionária pública, sem filiação partidária, Indalécia esperava um número maior de manifestantes ? menos de dez compareceram ao protesto.

?Ele podia vir em qualquer ano, menos neste. Ele é porta-voz de um partido político. A simples presença dele já é uma opção política da Flip?, acrescentou Indalécia.

Segundo Flavio Moura, diretor de programação da Flip, a presença do ex-presidente explica-se pelo fato de o homenageado do ano ser o sociólogo Gilberto Freyre. ?Sei que seria controverso, mas é uma figura totalmente relacionada à obra de Freyre?, disse Moura.

Fonte: UOL