Moradores de rua pedem socorro na Praça do Prefeito

Porém, um grupo de moradores de rua passou a ocupar os bancos da praça, e estão morando lá já há algum tempo.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (19) DO JORNAL MEIO NORTE

Por: Lucrécio Arrais

A Praça 16 de Agosto, mais conhecida pelos teresinenses como Praça do Prefeito, localizada na zona Leste de Teresina, funciona como um excelente espaço de lazer para a população do entorno. Após recente reforma, os vizinhos costumam usar o local para fazer caminhadas durante o fim de tarde. Porém, um grupo de moradores de rua passou a ocupar os bancos da praça, e estão morando lá já há algum tempo.

O senhor João Orlando da Silva, alcoólatra, com seu inseparável “celular” de cachaça, está há dois anos nesta situação. “Não tenho família nenhuma, e nem para onde ir. Por isso que a gente fica aqui. De vez em quando aparece um e dá uma comidinha pra gente, mas a gente vive aqui desse jeito mesmo”, diz.

Já o casal composto por Lourdes Maria Pereira e Gean Pereira da Silva, ambos toxicômanos em razão do crack, vivem como nômades. Antes eles estavam abrigados em outra praça, mas após algumas desavenças resolveram se mudar, e hoje fazem companhia a João Orlando. “Eu não tenho lugar para ficar, e a prefeitura quer tirar a gente pra levar pra abrigo, e não queremos ficar presos”, diz Lourdes.

Para tomar banho e fazer necessidades, muita dificuldade. “Quando chove a gente fica embaixo de uma tenda que tem ali na frente, e pra ir tomar banho a gente caça uma torneira que tem ali perto de um hotel”, afirma a mulher. “Mas ninguém aqui mexe com ninguém e nem com as coisas de ninguém”, garante Gean.

Fonte: Lucrécio Arrais