Moradores do Parque Brasil protestam contra falta de regularização de suas terras

Moradores do Parque Brasil protestam contra falta de regularização de suas terras

Moradores do Parque Brasil protestam contra falta de regularização das terras

Os terrenos ocupados nos Parques Brasil 1, 2 e 3, na Zona Norte de Teresina, por 8.500 moradores tem uma área de 230 hectares e pertence a um grupo empresarial. Desde que as pessoas se instalaram e construíram suas residências no bairro, a regularização fundiária é cobrada. O senhor Francisco Ferreira espera por isso há 10 anos.

?Nós estamos lutando pra ver se algum dia a gente é dono das nossas casas do terreno daqui. Porque até agora ninguém é dono, fica num balanço pra lá e pra cá?, desabafa.

São 12 anos de luta das famílias que se instalaram no local, mais de 50 mil pessoas, entre pais e filhos, que aguardam uma decisão. Muitas residências foram construídas de alvenaria e algumas por projetos sociais, mas muitas estão em estado precário.

?Nós não temos ainda o documento e aí temos muito medo de perder. Ai pra onde que a gente iria. O que nós queremos muito também é que as ruas tivessem calçamento?, reclama uma moradora do local.

Manifestações cobrando a regularização fundiária feitas pelos moradores dos Parques Brasil 1, 2 e 3 já foram feitas em frente ao Palácio de Karnak. A reivindicação é por um acordo firmado e, 2005 pelo governo do Estado que garantia a pose da terra. Após a manifestação foi criada uma comissão para que, em 90 dias, seja apresentada uma proposta para legalizar a ocupação.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA DE JULIMAR SILVA NO VÍDEO:

Fonte: Marcilany Rodrigues