Moradores sofrem com mau cheiro de galeria na zona Leste de Teresina

O problema do mau cheiro inicia na avenida Zequinha Freire e percorre toda a região do bairro. Moradores alegam que a situação ocorre há dez anos e querem uma solução

Galeria | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os moradores do bairro Vila Uruguai, zona Leste de Teresina, convivem há cerca de 10 anos com o mau cheiro provocado por uma galeria a céu aberto que inicia na avenida Zequinha Freire e percorre toda a região. Segundo os moradores do entorno, o odor forte é provocado por uma empresa de laticínios, que supostamente joga restos da produção na galeria, visto que a coloração do esgoto é esbranquiçada e chega a formar nata na superfície.

O mau cheiro é tão forte que é sentido antes mesmo de chegar dentro do bairro. Além disso, os grotões atraem moscas, ratos, baratas e outras pragas que podem provocar doenças. Os moradores denunciam, ainda, que muitas crianças e adultos acabam contraindo doenças e verminoses por estarem em contato direto com a água podre que emana de praticamente todo o bairro, onde muitas vezes chega até as ruas, principalmente na época das chuvas.

O comerciante Raimundo Martins Bezerra é um dos mais prejudicados com a situação. Ele e sua esposa trabalham com a produção e venda de refeições, e ele garante que é um verdadeiro martírio: “Aqui é terrível, principalmente para a gente que trabalha com comida. Todo mundo que chega e não conhece pergunta logo se tem algum criatório de porco aqui perto, porque é demais”, relata.

Raimundo denuncia que o mau cheiro exalado pela galeria é de responsabilidade da empresa que fabrica laticínios.

De acordo com o morador, a empresa joga restos da produção na galeria: “Esgoto todo mundo sabe que fede, mas eu tenho certeza que o que faz piorar é a empresa de fazer iogurte, ali da avenida. Eles jogam tipo um leite, que vem descendo e apodrece”, reclama o morador.

Raimundo e José Osmar do Santos, que também moram na região, garantiram que se não tomarem providências a população vai resolver o problema com as próprias mãos: “Estamos planejando comprar meia carrada de areia, um metro de seixo e fazer um concreto aqui para entupir a galeria pra ver se alguém toma uma providência. Vamos fazer isso nem que eu tenha que comprar cinco sacos de cimento”, garante o comerciante.

Empresa nega que joga leite na galeria

Contradizendo os moradores, a empresa afirma que possui todas as licenças ambientais em dia, e que a empresa está completamente regular. De acordo com Sebastião Alves, administrador da fábrica de laticínios, é realizado um tratamento dos líquidos antes do descarte: “Do lado de fora da empresa dá para ver as caixas de tratamento, quando vai para a galeria, a água vai tratada. Nós não jogamos leite na galeria de jeito nenhum”, declara.

Já a SDU/Leste, por meio do gerente de serviços urbanos Marcos Almeida, garantiu que uma equipe será encaminhada ao bairro Vila Uruguai para averiguar a situação. Segundo Marcos, as medidas cabíveis serão tomadas assim que for identificada a raiz do problema e o que ocasiona mau cheiro que incomoda tanto os moradores da Vila Uruguai.


Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES