Morcego invade piscina de bolinhas e morde criança

O morcego, que apresentava características de estar infectado com o vírus da raiva, foi levado para exames no Instituto Pasteur

Uma criança de 9 anos foi mordida por um morcego durante uma festa, na última sexta-feira, em Campinas (SP). O animal estava dentro da piscina de bolinhas do buffet infantil onde acontecia o evento. Nesta terça-feira, a Secretaria de Saúde da cidade informou que outras 11 crianças e três funcionários do buffet foram convocados para passar por um tratamento de prevenção contra raiva.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da prefeitura, todos que entraram no brinquedo deverão passar pelo procedimento, que será realizado no hospital municipal Dr. Mário Gatti. Segundo o Devisa, todos os envolvidos que procuraram a unidade de saúde e receberam a vacina e o soro não têm chances de desenvolver a doença, inclusive o garoto mordido pelo animal.

A festa aconteceu na tarde de sexta-feira. Após ser atingida no pé pelo morcego, a criança foi levada até o Hospital das Clínicas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De acordo com a Secretaria da Saúde do município, o menino passa bem.

O morcego, que apresentava características de estar infectado com o vírus da raiva, foi levado para exames no Instituto Pasteur, em São Paulo (SP). O laudo deve ser concluído em até 45 dias. Conforme o Devisa, o vírus da raiva sobrevive pouco tempo no ambiente, não havendo mais risco à saúde no buffet.

O animal teria entrado no local da festa por uma janela entreaberta na madrugada da sexta-feira, 12 de outubro. Segundo informações dos proprietários do imóvel, o buffet havia sido higienizado na quarta-feira.

Fonte: Terra