Morre Márcio Tomassini, arquiteto da Rede Globo que projetou o Projac; veja

O Projac é a abreviação de “Projeto Jacarepaguá”

Morreu na madrugada deste sábado o arquiteto Márcio Tomassini de Oliveira, de 78 anos, vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro (IAB-RJ) e autor do projeto do Projac, da TV Globo, em parceria com o também arquiteto Antônio Guimarães. Tomassini concebeu todo o projeto e acompanhou a obra até a sua inauguração, em 1995. O Projac (abreviação de ?Projeto Jacarepaguá?) ? localizado em Curicica, na Zona Oeste do Rio ? foi reconhecido como referência brasileira em arquitetura sustentável. Ocupa um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados, mas apenas 200 mil metros quadrados foram efetivamente edificados.

Tomassini nasceu em 1935, no Rio de Janeiro, formou-se na antiga Faculdade Nacional de Arquitetura da UFRJ e, ao longo da carreira, construiu uma sólida reputação como arquiteto e urbanista. Por muitos anos, atuou como sócio do escritório de arquitetura Sociedade Brasileira de Projetos (SBP). Desenvolveu, ainda, uma série de habitações populares na cidade. Na esfera pública, coordenou a revisão da legislação urbanística do Rio de Janeiro, durante a administração do prefeito Saturnino Braga. Foi, ainda, consultor especial para aspectos construtivos do reconhecido Programa Favela-Bairro.

No IAB-RJ, Tomassini exercia atualmente o cargo de vice-presidente, tendo sido conselheiro em outras gestões, com uma participação fundamental na elaboração de projetos e ideias em defesa da cidade. Ele faleceu em casa, enquanto dormia. Deixa mulher, a geógrafa francesa Nicole Lacroix, três filhas e netos. O enterro será realizado neste domingo, às 14h30m, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. O corpo do arquiteto será velado na capela 4, durante a manhã.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/morre-arquiteto-que-projetou-projac-da-tv-globo-11617224#ixzz2tQ4R1EL1

© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Fonte: OGlobo