Morre ex-governador de PE Cid Sampaio

Ele morreu na madrugada desta quinta-feira no Recife (PE).

Morreu na madrugada desta quinta-feira no Recife (PE), aos 99 anos, o ex-governador de Pernambuco Cid Sampaio. Segundo a assessoria de imprensa do Real Hospital Português de Beneficência, o corpo de Sampaio foi encaminhado, às 6h30, ao cemitério Morada da Vida, em Paulista (PE), onde será velado.

Cid Sampaio ocupou vários cargos de destaque em Pernambuco. Em 1947, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado e, em 1952, o primeiro presidente eleito do Centro das Indústrias, criado com a finalidade de realizar estudos econômicos comparativos entre as diferentes regiões brasileiras, assumindo ainda a presidência da Cooperativa dos Usineiros.

Foi eleito governador em 1958, cumprindo o mandato até 1963, e participou da criação da União Democrática Nacional (UDN). Nascido no Recife, ele completaria 100 anos no dia 7 de dezembro.

Além de governador, Sampaio foi ainda deputado federal (1967-1971) e senador (1983-1987). Em 1994, foi candidato ao governo de Pernambuco, perdendo a eleição para Miguel Arraes (PSB).

Como governador, Sampaio criou a Companhia Pernambucana de Borracha Sintética (Coperbo), o Banco de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Bandepe) e instalou no Recife a CILPE, fábrica de laticínios e de beneficiamento de leite.

O ex-governador era viúvo de Dulce Sampaio desde fevereiro de 2008 e deixa cinco filhos, 12 netos e 12 bisnetos.

Fonte: Terra